Benefícios FiscaisSIFIDE II Recupere até 82,5% em IRC sobre o investimento em I&D
O SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial) permite às empresas deduzirem à coleta de IRC até 82,5% das despesas relacionadas com atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D).
Isto inclui, custos com pessoal técnico especializado, aquisição de equipamentos e software, consultoria em I&D, patentes, certificações e participação em fundos de inovação.
Transforme a inovação em benefício fiscal com o SIFIDE
O SIFIDE é o principal mecanismo de partilha de risco entre o Estado e as empresas que investem em desenvolvimento tecnológico.
Permite recuperar parte substancial do investimento em I&D, convertendo custos operacionais em ativos estratégicos que reforçam a competitividade e a capacidade de reinvestimento.
Os projetos podem envolver o desenvolvimento de novas soluções, a melhoria significativa de produtos, processos ou serviços, ou ainda a superação de desafios técnicos que exijam trabalho de desenvolvimento, validação e/ou aperfeiçoamento.
Permite recuperar investimento em atividades realizadas em anos anteriores
O benefício é deduzido diretamente ao imposto a pagar
Independentemente do setor, se a empresa investe em inovação, o SIFIDE pode aplicar-se
Se não usar todo o benefício de uma vez, pode aproveitá-lo nos exercícios seguintes (até o máximo de 12 anos)
Do diagnóstico à entrega: uma abordagem completa ao SIFIDE II
Na Gröwnt, analisamos os seus projetos com profundidade técnica e garantimos o cumprimento integral das exigências legais e fiscais. Utilizamos uma metodologia própria, validada por especialistas em I&D e fiscalidade, com foco na entrega de valor e mitigação de riscos.
01. Avaliação técnica com o apoio das nossas equipas especializadas em diferentes setores de atividade
02. Elaboração de relatórios detalhados prontos para auditoria
03. Acompanhamento completo até à submissão
04. Consultoria estratégica para planeamento fiscal de I&D
05. integração com outros incentivos como o RFAI
Do diagnóstico à entrega: um acompanhamento completo e adaptado à sua empresa
Na Gröwnt, acreditamos que cada empresa tem uma realidade própria e por isso, o nosso trabalho não se limita a aplicar uma metodologia padrão. Analisamos cada projeto com rigor técnico e ajustamos o processo da candidatura ao perfil e às necessidades de cada cliente, garantindo um acompanhamento próximo e eficiente.
Sabemos que o tempo das equipas internas é valioso. Por isso, o nosso objetivo é simplificar e agilizar todo o processo, reduzindo a carga administrativa e evitando que o tratamento da documentação contabilística se torne um obstáculo.
Avaliação técnica com o apoio das nossas equipas especializadas em diferentes setores de atividade
Elaboração de um relatório fiscal com todos os pressupostos de cálculo
Acompanhamento contínuo e reuniões de seguimento periódicas
Apoio na definição de uma estratégia integrada de inovação e investimento, com visão de futuro.
Integração com outros instrumentos de apoio, maximizando o retorno do investimento.
Vantagens estratégicas do SIFIDE II
- Recupere até 82,5% do investimento em I&D, incluindo despesas com remunerações e despesas de funcionamento
- Melhore a liquidez da empresa e reinvista no crescimento
- Reduza o risco da inovação com o apoio do Estado
- Poupe tempo e simplifique o processo com o apoio da Gröwnt
- Combine o SIFIDE com outros instrumentos para maximizar o retorno
FAQ - Esclareça as principais dúvidas sobre SIFIDE II
São elegíveis as despesas diretamente associadas a atividades de I&D, como salários de colaboradores envolvidos nos projetos, materiais e consumíveis, serviços de apoio técnico e científico, patentes e custos de funcionamento relacionados com o desenvolvimento tecnológico.
O SIFIDE abrange projetos iniciados no ano anterior à submissão da candidatura e que podem prolongar-se por mais de um ano, desde que tal seja previamente comunicado à Autoridade competente.
Não obrigatoriamente. Mesmo sem lucro no ano em causa, o benefício pode ser reportado até 12 anos, sendo utilizado quando houver coleta de IRC suficiente.
Podem ser incluídos colaboradores com nível 8 até 120%, técnicos com qualificações entre os níveis 7 e 5, até 100%, e trabalhadores com nível 4 ou inferior, que são considerados indiretamente através das despesas de funcionamento (até 55% das despesas com pessoal elegível).
São elegíveis as remunerações e os encargos sociais obrigatórios (como contribuições para a Segurança Social) dos colaboradores diretamente envolvidos em atividades de I&D.
A dedução é direta à coleta de IRC, refletida no Modelo 22.
Sim. O SIFIDE não exige que o resultado seja algo totalmente novo no mercado, mas que haja trabalho de desenvolvimento ou melhoria tecnológica dentro da empresa.
É preciso demonstrar que o projeto envolve desafios técnicos, incertezas ou necessidade de criar soluções adaptadas à realidade da empresa.
A Gröwnt começa por analisar o que foi desenvolvido, define a melhor estratégia e timings para a preparação da candidatura e avança com as descrições técnicas, e cálculos do benefício com base nas informações partilhadas pela empresa.
Após a submissão, acompanhamos a candidatura na plataforma e, quando é aprovada, disponibilizamos as instruções para o devido preenchimento da Modelo 22.
Caso a candidatura receba uma decisão desfavorável, existem dois momentos em que a empresa pode apresentar alegações contrárias à decisão do organismo responsável.
A Gröwnt acompanha o processo, assegurando a preparação das fundamentações técnicas necessárias.
Simule quanto pode deduzir com o SIFIDE II
Torne a inovação fiscalmente estratégica.
